logo-ge

Como é o mercado de trabalho para um bacharel em Educação Artística?

Orientador profissional esclarece

Eu estou querendo abandonar minha faculdade de Arquitetura e Urbanismo para cursar Educação Artística. Quero saber as reais condições de emprego para quem se forma na área.
Enviado por Thais Doro

A formação do educador em artes está ligada ao curso de Artes Plásticas. Há faculdades que oferecem a opção por Educação Artística no último ano e há outras em que tal opção deve ser realizada desde o ingresso.

A licenciatura é exigida para se lecionar em escolas regulares de ensino fundamental e médio. O salário varia em função da natureza da escola, pública ou privada, e do porte da escola, se privada.

Há outras possibilidades, como o trabalho como educador em ONG’s e projetos sociais, museus, exposições, como a mostra Bienal de artes de São Paulo. Nestes casos, a licenciatura não é exigida e outros profissionais como arquitetos, artistas plásticos, historiadores, atores, bailarinos ou equipe de conservação e restauro. O profissional também pode trabalhar em curso livres de artes, isto é sem vinculação com a estrutura oficial de ensino.

Segundo o site Saliometro do Governo do estado de São Paulo, a remuneração média deste profissional é de R$ 825,00. o site também informa ainda que houve 1.343 colocações nos últimos seis meses no Brasil.

Leia mais:
Artes Plásticas – Na Real
– Artes Plásticas é a profissão certa para você?
Tímidos se dão bem exercendo licenciatura?