logo-ge

Como é o mercado de trabalho para um mecânico de aeronaves?

Orientador profissional esclarece

Interesso-me muito por mecânica de aeronaves. Quais os cursos que devo fazer para me inserir no mercado de trabalho nessa linha profissional?

Enviado por Gabriel Rodrigues de Aquino

Para trabalhar com manutenção de aeronaves existem duas modalidades de formação: a do tecnólogo em manutenção de aeronaves e do técnico em manutenção de aeronaves. A formação de tecnólogo é de nivel superior e a do técnico é de ensino médio profissionalizante. Ainda existem cursos livres homologados (autorizados e supervisionados) pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, órgão do governo federal).

Esta formação dura em geral 2 anos e é ofertada em três especialidades (o aluno pode se dedicar a mais de uma especialidade): manutenção da estrutura física e dos sistemas de pressurização e refrigeração da célula do avião; funcionamento de toda a parte mecânica, como propulsores, comando mecânicos de flaps, trens de pouso; e instrumentos eletrônicos da cabine de comando.Para realizar estes cursos a pessoa tem que ter mais de dezoito anos e diploma do ensino médio. Sua avaliação nos cursos fica a cargo da própria ANAC. Procure se informar em alguma escola de formação homologada em sua região, o que você encontrará em uma rápida procura em sites de busca.

– Conheça o tecnólogo de Manutenção de Aeronaves

– Saiba mais sobre a profissão de Engenharia Aeronautica

Ainda existe o curso de engenharia aeronáutica que é o curso superior que abarca as questões relacionadas a mecânica de aeronaves além de outras. Este profissional concebe, desenvolve e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos em aeronaves, dentre outras atribuições. Ele não opera concretamente as ações de manutenção mecânica.

Segundo dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, 1.155 mecânicos de aeronaves foram contratados nos últimos 6 meses com salário médio de R$ 1.636,00 em todo o país. Esta remuneração varia em função da especialização do profissional, da região do país e do nível de responsabilidade / hierárquico ocupado.

Leia mais:
– Teste: Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?
– Engenharia Aeronáutica: que tal embarcar nessa?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?