logo-ge

Como é o trabalho de um Engenheiro Mecatrônico?

Orientador profissional esclarece

Olá! Gostaria de saber se a Engenharia Mecatrônica envolve mais montar robôs ou desenvolver placas para computador, e também gostaria de saber se há alguma ligação com a Engenharia Mecânica na parte automotiva.
Enviado por Victor Loiola

A Engenharia Mecatrônica surgiu a partir do desenvolvimento dos processos de automação nas linhas de produção das indústrias. No Brasil, tais processos começaram a se intensificar durante a década de 80 do século passado.

– Saiba tudo sobre a profissão

Esta engenharia condensa conhecimentos das Engenharias Mecânica e Eletrônica, o que dá origem a sua denominação. O avanço do controle das atividades mecânicas por meio de computadores, quase sempre consolidando-se na construção e operação informatizada de robôs, trouxe profundas transformações no campo industrial, como o aumento da produção e do desempenho, redução de custos e acirramento da competitividade; por outro lado, reduziu grandemente o número de empregos ocasionando demissões em massa (como no caso das montadoras de automóveis) e necessidade de mudança do perfil dos profissionais – que precisaram se qualificar para manterem seus postos.

O curso de Engenharia de Automação e Controle se aproxima do de Engenharia Mecatrônica, sendo compreendido como equivalente em algumas faculdades. As faculdades podem oferecer cursos com ênfases maiores na construção e operação de máquinas ou no controle informatizado das mesmas. Para maiores esclarecimentos, leia a diferenciação entre as denominações apresentadas na opção “engenharia de automação e controle” na seção “profissões e universidades” deste site e investigue a grade curricular dos cursos nas faculdades em que pretende participar do processo de ingresso.

Leia mais:
– Engenharia Mecatrônica é o curso ideal para você?
– Será que devo escolher meu curso por hobby?
– Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Mecânica?