logo-ge

Como está o mercado de trabalho para engenheiros e arquitetos?

Orientador profissional esclarece

O mercado de trabalho está precisando de engenheiros e arquitetos? Gostaria de saber também se o engenheiro da área civil desenha plantas, como o arquiteto.
Enviado por Eric Hideki Watanabe Fernandes

A construção civil é um dos indicadores de crescimento ou retração da economia de um país. Em épocas de crescimento econômico há aquecimento do setor, ocorrendo o oposto em épocas de recessão. Atualmente o Brasil encontra-se em crescimento econômico, inclusive tendo ultrapassado sem grandes prejuízos a crise financeira que abalou a economia mundial recentemente. Como você pode perceber, projetar o mercado nesta e em outra área qualquer envolve certo índice de imprecisão, pois não podemos afirmar categoricamente os rumos da economia mundial e nacional.

O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados ao cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção como conhecimentos da área de "humanas", como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades – paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais. Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.

Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra. Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pela diversas atividades que envolvem a construção dependendo do tamanho a obra.

Consulte as grades curriculares de Arquitetura e de Engenharia Civil e verifique semelhanças e diferenças.

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Arquitetura combina com você!
– Engenharia Civil é o curso certo? Descubra no teste!