logo-ge

Como lidar com a pressão dos meus pais?

Orientador profissional esclarece

Queria ser pediatra do exército. Desde pequena sinto orgulho quando vejo os soldados, os helicópteros e até choro de emoção por amar tanto esta profissão. Porém, minha família pôs em minha cabeça que devo ser cirurgiã, para poder cuidar de casos como do meu pai, que tem problema nos rins. O que eu faço se amo de coração o exército? Queria poder servir com raça e dedicação, mas também amo meu pai e minha família. E agora o que eu faço? Tenho 14 anos e sonho com o exército brasileiro, adoro assistir aos vídeos sobre os médicos de lá, me ajudem.
Enviado por Brenda

Inicialmente é preciso que você realize pesquisas detalhadas sobre a atuação de médicos junto às armas nacionais (exército, aeronáutica e marinha). Esta forma de atuação profissional requer a formação inicial em medicina fora dos quadros das forças armadas, com ingresso posterior em uma das três armas por meio de concurso público.

Portanto, a eventual solução do dilema apresentado em sua questão não é imediata, mas pode ser desenvolvida ao longo dos anos de graduação em medicina. Consulte os links 1, 2 e 3.

O mesmo ocorre quanto à escolha da especialidade (pediatria ou cirurgia geral ou específica). O curso de formação em medicina dura 6 anos e forma o médico generalista. Somente depois é que o médico realiza especializações ou “residências médicas” que duram de 2 a 4 anos de forma a se tornar ginecologista, pediatra, ortopedista, etc.

De início, considere que os pais sempre participam das escolhas de seus filhos de alguma forma, mesmo quando não opinam diretamente. Há jovens inclusive que se queixam de não receberem qualquer orientação de seus pais, pessoas em quem confiam e que sabem que procuram sempre ajudar. Tome as indicações deles como mais uma importante informação a levar em consideração. Mas avalie a forma desta influência; para isso, o melhor é sempre buscar o diálogo, a reflexão conjunta.

Leia mais:
– As perguntas que você deve (e as que não deve) fazer a si mesmo para decidir sua profissão
– TESTE: Quero cursar Medicina. Qual especialização devo escolher?