logo-ge

Como posso estudar nanotecnologia?

Orientador profissional esclarece

Um engenheiro mecânico pode trabalhar com a nanotecnologia? Em que curso posso estudá-la?
Enviado por Iago Frota

A nanotecnologia tem sido apontada como uma das áreas de grande desenvolvimento nos próximos anos. É também um campo relativamente recente, o que abre espaço para pesquisas, como se pode verificar em algumas universidades brasileiras.

Já há dois cursos de graduação no país: na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

– Você seria um bom engenheiro mecânico?

Outra opção é buscar uma graduação em áreas afins que podem trabalhar com nanotecnologia como Física, Matemática, Química, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia, Biofísica e Ciências da Computação.

Algumas universidades oferecem ainda mestrados na área: a Universidade Federal do ABC em Santo André (São Paulo), o Centro Universitário Franciscano em Santa Maria (Rio Grande do Sul) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A área de nanotecnologia se alimenta de conhecimentos de diversas ciências e os aplica à produção de tecidos especiais, medicamentos, equipamentos eletrônicos, produtos químicos, entre outras várias possibilidades. As engenharias que mais se aproximam da nanotecnologia são a Engenharia de Materiais e a Engenharia Química, não a Mecânica. No entanto, você também pode buscar uma pós-graduação depois de se formar engenheiro mecânico.