Assine com até 65% de desconto

Como ser orientador profissional?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 14 ago 2013, 14h49

Fiquei indeciso quanto a qual profissão seguir e me senti com muita raiva ao perceber que a escola não ajuda muito. Os professores só começam a falar sobre vestibular no 3º ano. Enfim, não queria que mais pessoas se sentissem perdidos como eu, queria ajudá-las na escolha de sua carreira. Que faculdade faço para ser um orientador?
Enviado por Marcio

As atividades do orientador profissional requerem conhecimentos relacionados às áreas educacional, da estrutura do trabalho na sociedade e da psicologia. É necessária a compreensão dos processos psicológicos envolvidos no ato da escolha, teorias sobre aspectos emocionais envolvidos no processo, bem como sobre a estrutura da formação escolar e profissional no Brasil, entre outros elementos. Na prática isso equivale a buscar formação principalmente em pedagogia ou psicologia.

Pedagogos atuam com maior intensidade em escolas, principalmente quando ocupam a função de orientador educacional. Já os psicólogos também prestam serviços a escolas, mas atuam mais frequentemente em consultórios e institutos particulares.

Outros profissionais (como administradores e sociólogos) atuam em uma área similar que é a orientação de carreira para profissionais já formadas, trabalho este também executado por psicólogos e pedagogos.

Professores de ensino fundamental e médio também podem contribuir bastante no esclarecimento das dúvidas e na proposição de atividades que ajudem os jovens a construir sua opção.

Pesquise as grades curriculares dos cursos acima indicados. Considere que a orientação vocacional / profissional é uma das atribuições possíveis de cada profissão, devendo sua eventual opção considerar outras áreas de atuação também.

Leia mais:
– Quais as especializações para psicologia?
– Será que Psicologia é a profissão certa?
– Quais as opções para quem cursa Pedagogia?

Continua após a publicidade
Publicidade