logo-ge

Como trocar de curso sem perder o que já estudei?

Orientador profissional esclarece

Estou cursando Serviço Social e acabo de terminar o quarto período. Estou na dúvida se continuo, acho que não é bem o que eu quero, só que eu não gostaria de perder todo este tempo que estudei. Quais opções de curso em que eu poderia aproveitar algumas matérias já estudadas?
Enviado por Roseane Abreu

O primeiro passo é refletir sobre os motivos que a levaram a escolher Serviço Social, bem como conteúdos até agora abordados no curso que lhe causaram maior interesse. Buscar o aproveitamento de estudos deve estar atrelado a uma escolha consciente da nova profissão. Se a nova escolha ocorrer apenas pela possibilidade de eliminar algumas disciplinas ela pode redundar em nova desistência, pela fragilidade desta decisão.

Para que haja a dispensa de disciplinas as universidades avaliam os conteúdos e a carga horária das matérias já cursadas. Como as grades curriculares dos cursos superiores podem variar de universidade para universidade, isso é feito caso a caso, após o ingresso no novo curso.

De forma geral os conteúdos estudados na maioria dos cursos de serviço social nos primeiros semestres compõem-se de elementos de Ciências Sociais e Políticas, Economia, História, Filosofia e Psicologia (social).

Consulte as grades dos cursos ligados a estas disciplinas e pesquise sobre a atuação profissional que eles permitem.

Leia mais:
Conheças os cursos 5 estrelas de Serviço Social
Qual curso de Ciências Humanas tem a ver comigo?