logo-ge

Como usar a busca de cursos do site do Guia do Estudante

O GE tem um banco enorme de cursos superiores para você. Saiba como navegar por ele

O Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018 traz informações sobre 31.825 cursos superiores presenciais de 2.116 instituições de ensino superior no país, incluindo dados sobre seu processo seletivo e uso de cotas, Enem, ProUni e Fies. Mais da metade desses cursos – 16,7 mil graduações, mais precisamente – passou pela avaliação do Guia, uma pesquisa de opinião realizada com mais de 11 mil acadêmicos (entenda aqui como a avaliação é feita). 

Mas, além desse enorme banco de dados, existem outros dois: um reunindo as graduações na modalidade a distância e outro reunindo os cursos de pós-graduação oferecidos no Brasil. É muita coisa. E tudo isso está disponível gratuitamente aqui no site do Guia.

Para ajudar você a aproveitar melhor todas essas informações detalhadas e específicas sobre cada curso, preparamos este pequeno manual.

Como encontrar os cursos que lhe interessam

Há dois campos de busca no site: um no menu azul superior e outro na home.

Digite em um desses campos o nome do curso (pode ser graduação, pós ou EaD) ou da universidade que você procura.

Vai aparecer uma lista de cursos na qual já aparecem informações básicas como o tipo de curso (se é bacharelado, licenciatura, tecnológico etc. no caso de graduação, e lato ou stricto sensu, para pós) e faixa de preço.

Agora é hora de filtrar os resultados.

Tocando em “Filtrar“, você pode escolher entre várias modalidades.

Como encontrar cursos presenciais de graduação

Se procura uma graduação presencial, clique em “Graduação”. Ali, você pode selecionar o estado onde quer estudar (em Localização), a universidade e até o campus.

Também é possível filtrar por tipo de instituição (municipal, estadual, federal ou privada), pela avaliação do Guia do Estudante 2017 e por faixa de preço. Você pode escolher quantos filtros quiser dentro dessa categoria. Depois, é só tocar no botão vermelho onde está escrito “Filtrar“.

A avaliação do Guia apresenta os cursos que tiveram a partir de três estrelas (sendo cinco a nota máxima).

  • 5 estrelas: excelente
  • 4 estrelas: muito bom
  • 3 estrelas: bom

Se você também quiser ver os cursos não avaliados (aqueles que não participaram desse processo, pois não atenderam a um dos pré-requisitos), sem conceito (aqueles que tiveram avaliações, mas não em número suficiente para receber uma nota) e não estrelados (aqueles que receberam 1 ou 2 estrelas), é só não selecionar nenhuma opção no campo “Por melhores avaliados pelo GE”.

Tendo definido seus filtros e encontrado seus cursos de interesse, é só clicar neles para abrir a ficha completa. Nas graduações presenciais, você encontra endereço específico da oferta do curso, telefone, número de vagas, faixa de preço da mensalidade, se o ingresso se dá via Sisuprocesso seletivo, como a universidade usa o Enem, informações de cotas, ProUni, intercâmbio e outros.

Como buscar cursos EaD

Se você procura graduação a distância, poderá filtrar a busca por universidade, campus e tipo de curso e instituição. Não existe o filtro de avaliação porque essa modalidade ainda não é avaliada pelo GE.

Nas fichas individuais dos cursos, há informações de carga horária, duração, periodicidade de encontros presenciais, processo seletivo, estados com pólos e uso do Prouni, entre outras.

Como buscar cursos de pós-graduação

Por fim, se você procura um curso de pós-graduação, pode usar os filtros localização, universidade, campus, área CAPES, tipo (lato ou stricto sensu – entenda a diferença entre eles aqui) ou modalidade (presencial ou EAD). Cursos de pós também não são avaliados pelo Guia.

Nas fichas individuais dos cursos ou programas, há informações como tipo de curso, se a modalidade é presencial ou a distância, duração, faixa de preço da mensalidade e conceito recomendado pela Capes, entre outras.

E se tudo o que você quer é saber mais sobre o curso/profissão, é só clicar em “Profissões”. Por ali, você chega a uma página completa sobre a carreira, com informações sobre o curso e o mercado de trabalho. De quebra, no fim da página tem a lista com alguns dos melhores cursos.

Ou você pode acessar a lista geral neste link e explorar as opções de carreira por ali.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s