logo-ge

Como virar professora de matemática?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Quero ser professora de matemática, mas não sei o que fazer referente a graduação! Nesse momento estou no último ano de Engenharia Civil. Quero saber o que fazer depois para virar professora para alunos do Ensino Fundamental.

Adriani Lima

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá, Adriani, tudo bem?

Que legal ver você já se engajando para ser professora. É uma profissão de extrema importância para o mundo!

Então vamos analisar seu caso: você já está fazendo uma graduação que exige muita capacidade de matemática, correto? E imagino que você deva gostar muito dessa disciplina.

Se você está fazendo um curso de Bacharelado em Engenharia Civil, ele por si só não te habilita a ser professora. Para atuar como docente, você precisa de curso de complementação pedagógica.

Segundo os dados do MEC, há alguns caminhos possíveis:

  • Fazer uma licenciatura para que você possa atuar tanto na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados na disciplina escolha. No seu caso, Matemática.
  • Magistério não é um curso superior, mas te habilita a lecionar na Educação Infantil.
  • Pedagogia: é um curso superior de graduação na modalidade licenciatura que forma professores que podem atuar desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental (quinto ano).

Como você já está concluindo o curso de Engenharia e pretende trabalhar com criança do Ensino Fundamental, sugiro a você optar pela licenciatura em Pedagogia pois ela normalmente tem uma duração menor que uma licenciatura em outras áreas. E com ela você já estará habilitada a dar suas aulas.

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).