logo-ge

Continuar na área em que atuo ou começar do zero?

Orientador profissional esclarece

Sou técnica em Segurança do trabalho. Para o meu desenvolvimento dentro da empresa em que trabalho seria interessante fazer algum curso. Penso em cursar Engenharia de Produção e em seguida fazer uma pós em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mas sou apaixonada por Fonoaudiologia e Psicologia. E agora o que fazer: optar por continuar na minha área ou fazer algo totalmente diferente e começar do zero?
Enviado por Cleidiane Morgado

Toda escolha envolve algum grau de conflito entre opções que disputam nossos interesses. Sentimos que ao escolher um caminho, perdemos as possibilidades que o outro ofereceria. Por mais que investiguemos as variáveis envolvidas no processo de escolha, há sempre algum risco. Hoje você tem certa segurança – salário garantido, respeito profissional, uma história construída. Muitos profissionais escolhem sua carreira acadêmica em função do trabalho que já desenvolvem, por já terem certa garantia.

Mudar, que no seu caso seria investir em Fonoaudiologia ou Psicologia, significaria romper com o percurso já trilhado, mas também pode significar investir em algo com que você se sinta realizada. Para fazer a escolha é importante que você avalie o maior número de variáveis, como valores pessoais, condições financeiras e informações detalhadas sobre as profissões. Considere os ganhos e as perdas (que inevitavelmente também ocorrerão) e assuma corajosamente sua opção.

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Fonoaudiologia é o curso ideal para você!

– Saiba como é o trabalho de um psicólogo!

– Conheça mais seus valores para definir melhor o futuro profissional!