A graduação em Serviço Social forma o profissional que tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, social e psicológico. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência.
Trabalhar com objetivos similares ao do assistente social é possível também a partir de outras formações, como é o caso da Pedagogia, principalmente no que tange à área da educação. O pedagogo pode se dedicar, por exemplo, a projetos voltados a populações carentes, em situação de risco social, que não tiveram pleno acesso aos processos educacionais regulares. Pode inclusive realizar cursos de especialização em temas ligados à assistência social.
Pesquise a grade curricular do curso em sites de universidades. Avalie a possibilidade de realizar uma segunda graduação, o que pode ser um diferencial em relação a suas chances no mercado de trabalho.
Leia mais:
– Quais os prós e contras de cursar Serviço Social?
– TESTE: Será que Pedagogia é para você?