logo-ge

Cursos feitos no exterior são válidos no Brasil?

Orientador profissional esclarece

Olá, gostaria de saber se eu fizer uma faculdade de Direito no Brasil eu poderei trabalhar no exterior ou vice-versa. O mesmo acontece para outras profissões?
Enviado por Renata Gonçalves

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por regular o procedimento denominado “revalidação de diploma” para profissionais que realizam sua graduação em universidades estrangeiras. A legislação nacional determina que profissionais formados em qualquer profissão tenha que passar pelos procedimentos previstos e normatizados pelo MEC.

O ponto central do processo é a avaliação por uma universidade brasileira autorizada pelo MEC da carga horária, conteúdos estudados, estrutura do curso. Há universidades que inclusive submetem o candidato a revalidação a provas de conhecimento específico. Para conhecimento das regras e procedimentos, consulte o site do MEC.

Fique ligado!

Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.

Feita a revalidação, o bacharel em Direito deve se submeter ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que possa advogar, assim como ocorre com os formados no Brasil.

No caso contrário, da formação ocorrer no Brasil e você desejar trabalhar no exterior, é necessário que você consulte a legislação específica sobre revalidação de diploma, de registro profissional e de visto para trabalho dos países de seu interesse.