logo-ge

Dá mesmo para confiar nos testes vocacionais?

Orientador profissional esclarece

Tenho 19 anos, fiz um curso técnico de Administração e percebi que essa profissão não é a minha praia, gostaria de ser Médico. Entretanto, fiz alguns testes vocacionais e eles indicaram que carreiras ligadas a área de biológicas não seriam uma boa opção e que o melhor era me focar em carreiras mais administrativas. O que fazer quando os testes vocacionais não saem como o esperado?
Enviado por Igor Santana

Os testes vocacionais não trazem uma resposta definitiva sobre qual profissão seguir. Eles são importantes para traçar um perfil de quem você é. Mas, não tome o teste como uma resposta definitiva sobre você. Aproveite o que ele pode lhe dar no sentido de autoconhecimento, mas não se restrinja a ele.

Dito isso, seria interessante retornar ao teste e verificar porque ele deu este tipo de reposta. Quais os itens que você assinalou que apontam para a área de Administração?

Além dos testes vocacionais, é muito importante conhecer a fundo a profissão que pretende seguir. Mesmo que o teste não apresente Medicina como uma profissão que combina com você, procure conhecer mais sobre essa carreira.

Converse com estudantes profissionais da área, para conhecer as facilidades e dificuldades dentro da profissão, tais como mercado de trabalho, tempo e custo da formação etc. Tente, também, se imaginar dentro da profissão, aliando os seus gostos e as suas pretensões de vida. É importante que você avalie seus objetivos e seus valores pessoais. Pense quais são seus objetivos de vida em todos os sentidos e busque uma escolha que os contemple da forma mais completa possível.

 

Leia mais:
– Será que Medicina é o curso certo para mim? Faça o teste


– Administração é a melhor opção?


– Veja como é a rotina de um Médico no programa Na Real!