Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Dá para cursar Pedagogia depois dos 40 anos?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 9 set 2014, 14h51

Tenho 43 anos e pretendo cursar Pedagogia. Como está o mercado para pessoas nessa faixa etária?
Enviado por Marizete Souza

A formação em Pedagogia é uma das mais oferecidas no Brasil. Atualmente há mais de 600.000 alunos cursando Pedagogia, número inferior apenas aos de Administração e Direito. As melhores possibilidades de inserção no mercado ocorrem como professor de educação infantil e de ensino fundamental I (1º ao 5º ano).

A construção de uma carreira envolve diversos fatores: qualidade do curso realizado pela faculdade, empenho nos estudos, realização de bons estágios, construção de uma rede de contatos profissionais que “abram portas” no mercado.

No entanto, o mercado tem regras próprias. A preferência por pessoas mais jovens está em geral relacionada à ideia (mesmo que equivocada ou preconceituosa) que elas estariam mais disponíveis a novos desafios, mais maleáveis a mudanças e com mais vigor físico. De fato, a partir dos 40 anos há maior dificuldade de conquista de novos empregos, sobretudo se isso ocorre a partir de uma nova carreira.

Considere que você deverá obter a graduação com 46 ou 47 anos, já que a graduação em Pedagogia tem duração de 3 a 4 anos. As dificuldades se somam em seu caso. Porém, não são totalmente impeditivas.

Faça uma profunda reflexão sobre os desafios a enfrentar e recursos pessoais e materiais envolvidos em seu objetivo. Procure entrevistar professores dos cursos de Pedagogia para obter maiores referências para sua decisão.

Leia mais:
– TESTE: Será que Pedagogia é para você?
– Os melhores cursos de Pedagogia do Brasil

Continua após a publicidade

Publicidade