Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Dá para fazer pós-graduação em Design ou Arquitetura seguindo a carreira de Engenharia Civil?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 9 jan 2014, 12h03

Olá, meu nome é Deborah tenho 16 anos de idade e estou concluindo o Ensino Médio esse ano. Gostaria de saber se: um engenheiro civil pode fazer pós-graduação em Design ou em algo que envolva também a Arquitetura? Agradeço desde já!

Enviado por Deborah Fernanda

Esta possibilidade existe. O curso de engenharia civil concentra disciplinas que envolvem cálculo matemático. Este profissional se incumbe do cálculo estrutural, ou seja, do dimensionamento das cargas e esforços a que uma construção civil está determinada pelo projeto arquitetônico. Também estuda elementos como rede de eletrificação e de fluxo das águas nas residências e edifícios.

O engenheiro civil também pode realizar atividades específicas, como a análise e o planejamento dos transportes nas cidades, construção de estradas, pontes e viadutos, dimensionamento de tubulações e estações sanitárias, entre outras.

– Conheça a profissão de Engenharia Civil e saiba a rotina dela
– Veja como é o curso de Arquitetura e Urbanismo
– Como é a carreira de Design? Conheça as opções de área de trabalho

O arquiteto tem como foco o projeto arquitetônico, em queo considera elementos como o conforto, a iluminação, a ventilação, a utilização lógica dos espaços e a estética, o prazer visual e a harmonia quanto ao meio que circunda a obra. Para tanto, tem disciplinas que envolvem história da arte, considerações antropológicas (estilos de vida, tradições ligadas a determinada cultura), sobre a ocupação racional das cidades.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra. Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas diversas atividades que envolvem a construção.

É possível complementar as duas formações em ambos os sentidos por meio da escolha de disciplinas optativas durante a graduação (quando as universidades oferecem tal possibilidade na grade curricular) e de cursos de especialização e pós-graduação. No caso da engenharia civil, elementos ligados ao design das obras podem ser estudados de forma complementar, portanto. No entanto, se seu interesse está voltado ao design de móveis ou de produtos em geral e de comunicação visual (possibilidade real na formação do arquiteto) não há ligação inicial no curso de engenharia que facilite tal especialização. Consulte as grades curriculares dos dois cursos e os sites dos Conselhos Profissionais de engenharia (CREAs) e de arquitetura e urbanismo(CAUs), bem como associações profissionais das duas profissões para maior esclarecimento.

A USP já há alguns anos oferece formação dupla. Estudantes de engenharia podem completar sua formação no curso de Arquitetura e estudantes desse curso podem obter complementação em engenharia civil.

Publicidade
Dá para fazer pós-graduação em Design ou Arquitetura seguindo a carreira de Engenharia Civil?
Mundo do Trabalho
Dá para fazer pós-graduação em Design ou Arquitetura seguindo a carreira de Engenharia Civil?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.