logo-ge

“Decorador pode trabalhar como arquiteto?”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Uma vez me disseram que “arquiteto pode atuar como decorador mas decorador não pode atuar como arquiteto”. Isso é verdade? Um arquiteto pode atuar com o design de interiores e de móveis ou é necessário fazer a graduação em Design? Um designer pode atuar na área de paisagismo e decoração de interiores ou só na elaboração de produtos? Supondo uma futura empresa de planejamento de ambientes e de produção de móveis (planejados ou exclusivos) a Arquitetura embasa mais essa proposta ou o design? Obrigado. 🙂

Victória Lopes Pavan

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá, Victória, tudo bem?

As profissões de arquiteto e designer são diferentes. A formação em Arquitetura e Urbanismo é um bacharelado que dura cinco anos e desenvolve conhecimentos para atuar em diversas áreas: urbanismo, projeto para residências, prédios comerciais, paisagismo, design de produtos e interiores.

Em contrapartida, o curso Design de Interiores, desenvolverá habilidades para ambientação interna de espaços residenciais e comerciais. Pode ser que um arquiteto depois de formado faça uma especialização em Design de Interiores. Porém uma pessoa formada em Design de Interiores não pode assinar legalmente, por exemplo, um projeto de um arquiteto para construir, validar e registrar uma obra. Uma das opções do arquiteto é trabalhar em conjunto com o engenheiro civil. Pela faculdade ser mais ampla, a possibilidade de atuação é maior.

Para um negócio como você citou focado em planejamento de ambientes internos, a faculdade de Design de Interiores seria mais indicada.

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).