logo-ge

Devo cursar Letras se quiser trabalhar em uma editora?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber se fazendo o curso de Letras eu poderia trabalhar em editoras de livros. Quanto um profissional nessa área ganha?
Enviado por Paloma Rodrigues

Que tipo de atividade você deseja realizar em uma editora? Revisão de textos, tradução, produção de livros, análise de mercado? Há várias possibilidades de trabalho que se relacionam com a edição de livros.

Há a carreira de Produção Editorial, que forma o profissional responsável pela análise de viabilidade da publicação e pela formatação do texto, como tipo de letra, papel e capa. Este profissional pode também se ocupar pelo processo de controle da produção, planejando e controlando tempo e custos, por exemplo.

O profissional formado em Letras em geral ocupa o espaço de revisor de textos, que faz a correção gramatical e dá indicações estilísticas.

Pode ser também tradutor, no caso da formação em determinada língua estrangeira, por dominar expressões e sentidos próprios à cultura da língua estudada, trabalho que também pode ser feito pelo formado como Tradutor-Intérprete. Por fim, pode chegar ao cargo de editor também.

A remuneração nesta área varia bastante, pois depende na maior parte dos casos do volume de textos trabalhados. Muitas editoras contratam profissionais revisores como prestadores de serviço, isto é, à medida que necessitam de seus serviços. Um tradutor com carteira de trabalho assinada tem um remuneração média de R$ 2.350,00.

Leia mais:
Conheça o dia a dia de quem trabalha com produção editorial
Quero ser escritora, mas me dizem que não dá dinheiro! O que faço?
Consigo ser jornalista cursando Letras?
Estude literatura com o GUIA!