logo-ge

Devo escolher Engenharia de Produção ou Engenharia Civil?

Orientador profissional esclarece

Tenho dúvidas sobre qual Engenharia escolher. Estou na dúvida entre Civil e de Produção, mas não sei qual devo escolher. Gosto muito da área de Exatas, mas, em contrapartida, gosto de trabalhar em escritórios, não em obras. No entanto, gosto muito de civil. Qual devo escolher?

Enviado por Jeferson da Paixão

A primeira tarefa a realizar é conhecer profundamente as duas profissões. Tente observar semelhanças e diferenças entre as especialidades, obtendo informações neste site, em sites das faculdades que oferecem os cursos, visitando faculdades para conversar com professores e alunos e ainda, se possível, entrevistar profissionais.

O engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.

Já o engenheiro de produção gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção e peca fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.

Reflita sobre o que lhe chama a atenção na Engenharia Civil e os motivos de seu interesse por Engenharia de Produção. Saiba que em muitas faculdades o vestibular não exige a indicação de uma especialização cuja definição ocorrerá mais tarde ao longo do curso.

Leia mais:
– Já pensou em Engenharia de Produção?
– Engenharia é a melhor opção?
– Você leva jeito para a Engenharia Civil?