logo-ge

Devo escolher uma profissão que goste ou que me dê dinheiro?

Orientador profissional esclarece

Fico muito em dúvida na hora de escolher a profissão. Não sei se opto pelo que eu gosto e sei fazer ou se por aquilo que irá me trazer um retorno financeiro. Gostaria de conseguir conciliar as duas coisas. Como devo agir?
Enviado por Bruna Mathias

As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos.

É importante levar em conta que a atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão altas. Além disso, ao fazer algo que goste, é possível despontar na profissão e, com isso, receber rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.

Nesse sentido a negociação entre variáveis como as apontadas em sua pergunta requer que você reflita sobre seus valores pessoais e os riscos que pode correr em seu projeto profissional. Note que toda escolha envolve riscos que devem ser encarados racionalmente, mas também com coragem e responsabilidade.

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Você aproveita corretamente as aulas? Confira aqui