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Devo fazer a mesma graduação duas vezes ou partir para a pós?

Orientador profissional esclarece

Por redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h34 - Publicado em 30 nov 2016, 15h54

“Sou formado em Design de Moda na minha cidade (Cascavel-PR), mas tive que me mudar, pois minha cidade não tinha oportunidades na minha área. Agora estou em Maringá e as empresas daqui não reconhecem minha formação, por não ser de uma universidade conhecida. Por isso, estava pensando em fazer o mesmo curso aqui. A diferença é que eu tinha feito como tecnólogo, e esse é bacharel. Devo fazer ou vou atrás de uma pós?”

Designer de moda

O bacharelado em Design de Moda oferece visão mais aprofundada em termos de formação teórica e de funções gerenciais ligadas à produção e comercialização de peças de vestuário e acessórios.

Assim, além do design de peças de vestuário, capacitam também para a gestão dos processos de produção, divulgação e distribuição de roupas. Este profissional pode trabalhar no gerenciamento de compras de coleções de acordo com tendências de mercado, produção fotográfica de moda, como “personal stylist”, na produção de desfiles, na área comercial de empresas têxteis ou de lojas de vestuário. Você pode submeter seu histórico escolar às faculdades de seu interesse para análise de “equivalência de conteúdos” (diminuindo tempo e custo de graduação), eliminando um grupo de disciplinas cujo conteúdo já tenha sido estudado na formação tecnológica.

Busca de Cursos

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A opção por cursos de especialização também pode contribuir, desde que bem dirigidos às demandas do mercado regional de trabalho (pois sua pergunta indica ser sua vontade continuar na região em que mora atualmente). Investigue quais as atuais tendências de mercado e busque um curso adequado a elas, para que ele seja um diferencial diante de outros profissionais que estão à procura de oportunidades.

Para uma escolha mais embasada, avalie recursos de que dispõe ou deverá dispor (tempo, financeiros, motivação) e faça uma pesquisa para identificar as demandas na região. Explore todos os nichos de mercado (empresas têxteis, distribuidoras de moda, agências de publicidade, lojas, ateliês).

Procure profissionais da área, mostre seu portfólio, mesmo que seja de trabalhos de graduação, e avalie com eles suas possibilidades e a melhor estratégia para conseguir entrar no mercado, isto é, fazer o curso de bacharelado, pós-graduação ou outra possibilidade ainda não vislumbrada.

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