logo-ge

Devo fazer Enfermagem ou Fisioterapia?

Orientador profissional esclarece

Tenho 17 anos e concluiu o ensino médio em 2010. Sempre fui um tanto indecisa e não esta sendo diferente com a escolha de uma profissão. Escolhi a área da saúde, porque me sinto muito bem num hospital desde pequena. Amo ajudar os outros e acho que levar esperança a alguém é a melhor coisa. Estou em dúvida entre Enfermagem e Fisioterapia. Gostaria de ter uma visão mais ampla das duas profissões. Como decidir entre uma delas?
Enviado por Núbia Borges

Comece tentando identificar a origem de seus interesses. Parece que há pistas, como "sentir-se bem em hospitais desde criança". Você precisou de cuidados hospitalares durante sua infância? As experiências de vida marcam certas trajetórias e muitas vezes impressionam de tal forma que nem se percebe por que se escolhe este ou aquele caminho ligados a elas.

É importante que se ultrapasse tais impressões ou imagens que se tem sobre as profissões. Estas impressões são um importante ponto de partida para realizar uma escolha, mas só isto não basta.

É necessário pesquisar profunda e detalhadamente, para ampliar a visão que se tem das profissões para uma escolha consciente. A leitura dos conteúdos das disciplinas que compõem os dois cursos também é bastante reveladora.

O curso de Enfermagem é composto de conteúdos ligados ao amparo de pacientes com necessidades de várias ordens e voltadas para a saúde em geral, com disciplinas que passam por administração de medicamentos, cuidados com usuários de drogas, obstetrícia, stress, prevenção a infecção hospitalar etc.

Já o curso de Fisioterapia volta-se para a recuperação de pacientes com dificuldades de movimento causadas por acidentes, má-formação genética, problemas de postura, acidentes cerebrais vasculares etc. No curso há disciplinas com biodinâmica, microbiologia, anatomia, fisiologia, diversas formas de terapia do movimento. Para detalhamento da grade curricular, consulte os sites das faculdades e universidades que oferecem o curso.

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Fisioterapia combina com você!
– Será que Enfermagem é uma boa opção?