logo-ge

Devo fazer Engenharia Ambiental ou Engenharia Hídrica?

Orientador profissional esclarece

Sou surfista, me preocupo com o meio ambiente e me preocupo principalmente com o oceano! Trabalhar com ele é uma inspiração.. Sei que o curso de Engenharia está em alta e é algo que eu gosto, mas não vejo o motivo para fazer Engenharia Hídrica, se um engenheiro ambiental pode fazer o mesmo! Qual é o melhor para mim? Hidrica é só do mar e ambiental é o que o engenheiro hídrico faz e mais um pouco? Agradeço desde já.
Enviado por Fábio

O engenheiro hídrico ocupa-se principalmente da exploração, uso e da gestão da água proveniente de bacias hidrográficas, portanto de água doce. Analisa impactos ambientais gerados por usinas hidrelétricas, transposição de cursos, construção de estradas. Pode projetar sistemas de irrigação, manejo da água em eclusas e portos. Suas atribuições, portanto, afastam-se dos interesses indicados por você.

Engenharia Ambiental aproxima-se mais de seus objetivos. É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. Pesquise também a profissão de Oceanografia na área de Guia de Profissões do site; provavelmente você encontrará maior identificação.

Leia mais:
– Engenharia Ambiental é a escolha certa para você?
– Oceanografia é a sua praia?