Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Oceanografia

É a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 17h03 - Publicado em 2 jun 2012, 17h55
(GE/Guia do Estudante)

É a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos, de sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera.

O oceanógrafo pesquisa animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta, analisa e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro.

O que você pode fazer

Gerenciamento de recursos naturais: desenvolver e aplicar métodos de exploração e beneficiamento de recursos marinhos. Dirigir unidades de preservação ecológica. Atuar na conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas e na recuperação e manejo de ambientes degradados.

Limnologia: participar de projetos voltados para a conservação de diferentes ambientes de água doce, como riachos, rios e lagos.

Modelagem e previsões climáticas: construir e estudar modelos climáticos.

Modelagem oceânica: simular o movimento dos oceanos por meio de cálculos matemáticos que levam em conta as influências atmosféricas e climáticas.

Geoprocessamento oceânico ou oceanografia geológica: mapear o fundo dos oceanos por meio do processamento de imagens de satélite.

Oceanografia humana: estudar a interação entre as comunidades costeiras e sua relação com o mar.  

Preservação ambiental: elaborar laudos sobre o impacto causado por atividades humanas no ambiente marinho.  

Pesquisa: realizar estudos básicos e pesquisa aplicada em áreas da oceanografia, como biológica (biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas marinhos), física (correntes marítimas, marés e fenômenos climáticos), geológica (composição do solo marinho e fenômenos geofísicos), química (composição das águas e recuperação de ambientes aquáticos degradados).

Mercado de Trabalho

Se no passado a oceanografia era focada em pesquisa, hoje ela se direciona para outras áreas. Uma das mais aquecidas é a ambiental. "Empresas petrolíferas e as que tocam obras em ambientes costeiros precisam de profissionais para avaliar o impacto ambiental da sua ação. E o oceanógrafo está capacitado para executar esse papel”, explica Kátia Naomi Kuroshima, coordenadora do bacharelado em Oceanografia da Univali (SC).

Órgãos públicos, como secretarias do Meio Ambiente ou de Recursos Hídricos, principalmente em cidades litorâneas, também buscam o bacharel para atuar na preservação ambiental. Outra atividade valorizada é a modelagem da circulação dos oceanos – a criação de modelos que explicam o movimento das correntes ajuda, por exemplo, a monitorar o lançamento de poluentes no mar.

Um segmento em ascensão é o da oceanografia humana, que investiga a relação entre as comunidades costeiras e o mar. Em Santa Catarina, o setor pesqueiro abre vagas. Outras duas áreas merecem destaque: a biotecnologia, na extração de produtos de organismos marinhos para as indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica, e a maricultura (criação de animais marinhos), atividade forte no Sul e no Nordeste.

O oceanógrafo também atua no desenvolvimento de equipamentos usados em estudos marinhos, como robôs submarinos, que mapeiam o solo oceânico, e correntógrafos, que medem a velocidade e a intensidade de correntes marinhas. A procura pelo graduado é maior no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Curso

Prepare-se para muita matemática, física e química, além de biologia e geologia. As características físicas, químicas, biológicas e geológicas dos oceanos são vistas em disciplinas como manejo dos recursos vivos, poluição marinha e tecnologia de pesca.

No fim do curso, navegar é preciso, e você deve ter noção de meteorologia e cartografia. Em algumas escolas, o estágio é obrigatório. Já a entrega de um trabalho de conclusão de curso é sempre exigido.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Oceanologia.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Oceanografia
Mundo do Trabalho
Oceanografia
É a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.