logo-ge

Devo fazer Gestão de RH ou Gestão de Qualidade?

Orientador profissional esclarece

Tenho uma dúvida: quero fazer faculdade em Gestão de RH, mas tenho muita dificuldade com matemática. Porém, é uma área que eu me identifiquei muito. Gestão da Qualidade também me identifiquei. Eu sou uma pessoa muito objetiva, comunicativa, muito organizada, estrategista, muito pensadora. Antes de tomar qualquer atitude, analiso milhões de vezes se for preciso. Sou criativa, gosto muito de novidades. Tenho medo de entrar na universidade e não conseguir alcançar as outras pessoas, por conta da minha dificuldade com matemática. O curso de RH está em primeiro lugar na minha escolha, seguido pelo de Gestão da Qualidade. Qual as diferenças entre as duas carreiras e mercados de trabalho?
Enviado por Karen Regina dos Santos

As características pessoais identificadas por você podem encontrar expressividade nas profissões apontadas. Saiba, no entanto, que elas também poderiam ser aproveitadas em inúmeras outras profissões. Este não é, portanto, um diferencial para que você realize sua escolha.

– Saiba mais sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos

– Confira o que faz um profissional de Gestão de Qualidade

Da mesma forma a dificuldade quanto a conhecimentos em matemática não é fator impeditivo para seguir a carreira em Gestão de RH. A carga de conteúdos ligados a habilidades em cálculos é muito pequena, restringindo-se a uma ou duas disciplinas específicas de acordo com a faculdade que oferta o curso. Mesmo assim, com empenho e dedicação este não é de forma alguma um obstáculo intransponível.

A formação tecnológica de nível superior tem conquistado gradativamente melhores condições de empregabilidade desde sua disseminação durante a última década do século passado. A adequação de exigências teóricas e remuneração para cargos de gerenciamento básico e médio nas empresas tem ampliado a contratação de tecnólogos. Considere, no entanto que tal qualificação concorre com bacharéis formados em outros cursos, como administradores, psicólogos, pedagogos e advogados na área de Rh e de engenheiros no controle de qualidade.

Nesse sentido, seja qual for a área de escolha, considere que atualização constante e cursos de especialização e pós-graduação serão importantes para a construção de uma carreira sólida.

Para conhecer as duas áreas de forma mais detalhada consulte a sessão Profissões e Universidades deste site, bem como pesquise as grades curriculares em sites de universidades que oferecem os cursos.

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste