logo-ge

Devo fazer Gestão Pública?

Orientador profissional esclarece

Qual é a área de atuação deste curso? É mais Humanas ou Gerenciais? Como é a função de um gestor público?
Enviado por Isabela Barcelos

Como apresenta o Guia do Estudante, Gestão Pública é “a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas”. Dito de outra forma, esse é o profissional preparado para atuar nos processos de planejamento, organização e controle das atividades que dão sustentação administrativa para atividades-fim de órgãos públicos, ONGs ou mesmo empresas privadas (como em programas ligados à responsabilidade social) que se relacionam a políticas públicas, como segurança, educação, saúde, saneamento, habitação, ocupação territorial.

O profissional empenha-se no bom funcionamento e no aperfeiçoamento das ações necessárias ao desenvolvimento de programas (fluxos de informação, acompanhamento contábil e orçamentário, política de qualificação de pessoal, contratação de empresas e serviços), bem como busca o aumento da produtividade: melhor aproveitamento de recursos financeiros, humanos, materiais e do tempo.

Como se envolve com questões de interesse público, social, a pessoa deve ter boa formação nas ciências humanas e conhecer a legislação que regulamenta os órgãos públicos, diferenciais em relação ao curso de Administração.

Para ingresso na administração direta pública o profissional deve prestar concurso. A realização de estágios durante a graduação é fundamental para que o estudante possa identificar seu foco de atuação, bem como fortalecer seu currículo no caso de pretender atuar junto a ONGs ou na iniciativa privada.

Leia mais:
– Os 3 melhores cursos de Administração Pública do Brasil


– O melhor curso de Gestão de Políticas Públicas do Brasil


– Qual curso devo fazer para ser político?