logo-ge

Devo seguir a carreira de desenhista?

Orientador profissional esclarece

Eu sempre amei desenhar, mas tenho medo de não conseguir trabalho, de não ser boa o suficiente ou coisas assim. Meus pais querem que eu seja médica. Não sei nem que área de desenho escolher. Eu sou boa com pessoas e sempre gostei de quadrinhos, então se conseguisse algum trabalho nessa área seria bom. Que área seria recomendada? Também queria saber se é uma área muito difícil de entrar e se dá lucro.
Enviado por Natália Ramires

Os cursos na área de desenho são oferecidos com diversas denominações, o que pode confundir o vestibulando. O desenho, por tratar-se de um tipo de linguagem, admite diversas aplicações, o que gera tanto cursos diferentes como ênfases diversas em cursos com a mesma denominação. Você pode começar dando uma olhada nos cursos de Artes Plásticas e Design. Design, Design Gráfico, Design de Produto, Comunicação Visual – Design, Design Digital, Design Publicitário são algumas destas denominações.

Em linhas gerais, o curso de Design Gráfico dirige-se para a melhoria de qualidade da comunicação visual, permitindo ao profissional atuar em áreas como editoração de livros e revistas, criação de logotipos, desenho de sites, criação de vinhetas para televisão. Algumas matérias que dão sustentação a estas práticas são fundamentos da linguagem visual, fotografia, cinema, tipografia, software de editoração.

Alguns cursos denominados design industrial também oferecem opções de formação em design gráfico ou de produto. Se a ênfase do curso for em design de produto, qualifica o profissional a projetar embalagens, peças e equipamentos industrias, utensílios diversos e móveis. Neste caso, algumas matérias que compõem o curso são ergonomia, confecção de modelos, desenho de produção, materiais e processo industrias.

Ambas profissões oferecem atualmente boas perspectivas de mercado, como aponta o crescimento de ofertas de trabalho nos últimos anos. Comparativamente, no entanto, a remuneração em medicina é em média superior.

Há cursos livres, técnicos e superiores em desenho. Faça uma pesquisa na sessão Profissões e Universidades deste site para iniciar sua pesquisa. Depois de ter acumulado bastante informação, procure dialogar com seus pais sobre seu processo de escolha. É possível que você realize então uma escolha mais consciente.

Leia mais:
– Design Gráfico é a melhor escolha?
– Design de Interiores é a melhor opção?
– Design de Games é o curso certo para mim?