logo-ge

Direito ou Serviço Social?

Orientador profissional esclarece

Gosto muito de ajudar pessoas necessitadas, e queria trabalhar com isso. Gostaria de fazer Serviço Social, mas acredito que o mercado de trabalho do Direito é mais amplo. Caso eu cursasse Direito, existiriam áreas de atuação onde eu poderia ajudar famílias e crianças carentes?
Enviado por Bruna

De fato tanto o mercado (oportunidades de trabalho) como o campo de trabalho (setores diversos de atuação) são mais amplos quando se trata de Direito. Este profissional pode atuar mediante vínculo trabalhista com empresas, ONGs ou órgãos públicos, como autônomo ou associado a outros advogados, bem como funcionário público no sistema judiciário.

É no setor público em que se define claramente a síntese procurada por você. Existe uma promotoria de justiça dirigida especialmente para a garantia dos direitos das crianças e da juventude. Para saber qual o papel das promotorias de justiça, acesse aqui. Para identificar a especificidade do promotor da área da infância e juventude, acesse aqui. O ingresso nas promotorias ocorre por meio de concurso público.

Há ainda a possibilidade de inserção na defensoria pública. Ocupação acessada também via concurso que promove, como o nome aponta, a defesa de pessoas sem recursos em todas as áreas do Direito. Infelizmente o número de postos oferecidos ainda está muito aquém das necessidades.

Outra possibilidade é o vínculo como empregado ou como voluntário em ONGs que militam na área dos direitos da infância e da adolescência, direitos humanos e outros.

Leia mais:
– TESTE: Direito é mesmo o que eu quero?
– TESTE: Você conhece o curso de Serviço Social?