logo-ge

Dúvida sobre diferentes cursos de computação

Orientador profissional esclarece

Existem três faculdades aqui em Maceió que oferecem cursos na área de informática. A FAL oferece Sistemas de Informações, o CESMAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a FACIMA Ciências da Computação. Gostaria de saber a diferença entre estes três e se eles são reconhecidos pelo MEC?
Enviado por Thyago

A formação de profissionais na área da computação traz estes problemas. São utilizadas nomenclaturas diversas, às vezes formando os mesmos profissionais e às vezes não. Não há uma padrozinação que facilite a compreensão das diversas atividades que se pode ter sobre o computador.

De modo geral, existem 3 áreas distintas de intervenção em computação:
1) a área de sistemas de informação (ou análise de sistemas), que resolve as questões da empresa, indicando os equipamentos, sistemas e programas (já existentes no mercado ou a construir) mais indicados para suas necessidades.

2) A área de Ciência da Computação, usualmente ligada mais às faculdades de Matemática, habilita a pessoa a criar programas (software) além de ajudar na construção de equipamentos.

3) A Engenharia de computação que elabora projetos de equipamentos (hardware).

Segundo o site do INEP (do MEC), a FAL oferece o curso denominado oficialmente de Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação), desenvolvido em 5 semestres, tem seu curso em funcionamento desde julho de 2008. O curso do CESMAC, Análise de Sistemas – Informática é oferecido desde fevereiro de 2008. O INSTITUTO MACEIÓ DE ENSINO E CULTURA – IMEC que é conhecido por Faculdade da Cidade de Maceió, FACIMA, tem seu curso de Ciência da Computação em funcionamento desde agosto de 2008.