logo-ge

“Em que áreas o arquiteto e urbanista pode atuar?”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Gostaria de saber em que áreas o arquiteto e urbanista pode atuar? E como está o mercado de trabalho para a profissão?

Gabriela Neves

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Gabriela, tudo bem?

Acho bom começarmos esclarecendo que o urbanismo é uma especialização dentro da Arquitetura. Portanto, você vai escolhê-la só após fazer a formação básica em Arquitetura. Todo urbanista é um arquiteto. A diferença está em: para ser um arquiteto urbanista, quer dizer que você se especializou em desenvolver projetos que pensem na melhoria da vida nas cidades. Ele terá um olhar mais amplo de projeção de cidades mais inteligentes, melhoria da mobilidade, melhoria de utilização de espaços públicos etc.

Normalmente é um trabalho realizado em conjunto com um engenheiro. Esse profissional tem grande relevância na discussão de um futuro mais humano nas grandes cidades. Ele sabe fazer a leitura dos problemas urbanos e está apto a negociar, discutir e planejar ações que melhorem a vida das pessoas onde vivem.

Ah, um detalhe importante: fora do Brasil essas profissões já são separadas desde a faculdade. Portanto, se você for escolher fazer um curso no exterior, você poderá optar desde o início por uma faculdade de Urbanismo.

Um abraço e mãos à obra!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).