logo-ge

Em que áreas posso atuar sendo formado em Engenharia Ambiental?

Veja a resposta de profissional da área

Estou no último ano de Engenharia Ambiental. Gostaria de saber algumas áreas na qual posso atuar depois de formado, o que o mercado de trabalho exige de um profissional nessa área, quais ramos têm mais demanda, como começar, cursos de especialização e regiões que mais precisam desse tipo de profissional.

Murillo

Como a Engenharia Ambiental é um curso generalista, acredito que o ramo de atuação do profissional irá depender da preferência pessoal. Por ser um curso generalista, existem muitas áreas de atuação.

Por exemplo, as consultorias ambientais, que prestam os mais diversos serviços, como gerenciamento de áreas contaminadas, recuperação de áreas degradadas, tratamento de efluentes, licenciamento ambiental, outorgas, entre outros. No ramo industrial, o engenheiro ambiental atuaria no setor de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, executando as rotinas de segurança do trabalho e de um sistema de gestão ambiental.

As exigências do mercado de trabalho irão variar de acordo com a área de atuação, mas de modo geral podemos dizer que inglês avançado, domínio do pacote office e dos softwares AutoCAD e ArcGIS/qGIS são essenciais, sendo que estes conhecimentos são um diferencial para a contratação em consultorias e em empresas.

O mercado ambiental está concentrado nas capitais, nas consultorias ambientais e nas sede das empresas. Atualmente a demanda no setor ambiental acompanha o mercado, ou seja, se o mercado está em baixa, a demanda da área ambiental também está em baixa, mas sempre existe.

Internacionalmente, um engenheiro ambiental pode atuar em consultorias ambientais e em empresas multinacionais, mas dependendo da área devem ser observados requisitos legais como a necessidade de adequação do currículo.

Como você está se formando, existem diversos programas de trainee para empresas multinacionais ou você pode tentar estagiar em alguma consultoria ambiental para conhecer melhor o mercado.

Sobre cursos de especialização, estes irão depender do seu foco profissional, por exemplo, se você for atuar com áreas contaminadas, há cursos de técnicas de remediação, ou se você atuar com segurança do trabalho, há cursos de especialização em engenharia de segurança do trabalho.

Respondido por Marco Rocha Asanome, biólogo

*O Projeto Salvaguarda, fundado por um aluno de Economia da USP, tem o objetivo de mostrar aos estudantes da rede pública que os bancos das universidades também devem ser ocupados por eles. Os mais de 200 voluntários, geralmente alunos ou professores da universidade, realizam um trabalho com os estudantes para falar sobre carreiras e a seleção para o ensino superior e aproximá-los do cotidiano do ensino superior.