logo-ge

Engenharia da Informação é uma boa?

Orientador profissional esclarece

Andei pesquisando o curso de Engenharia da Informação em uma universidade e achei bacana, pois abrange áreas de eletrônica e computação. Porém, fui procurar a respeito do curso e não encontrei muita coisa. É uma área boa, recompensadora?
Enviado por Lucas

As profissões da área de informática se multiplicaram ao longo dos últimos 30 anos em função do próprio desenvolvimento tecnológico da área e da ampliação da importância e abrangência da informática nos processos produtivos e de fluxo de informações.

Há profissões que ligadas ao aperfeiçoamento de hardwares, de construção de sistemas complexos de tratamento de informações, ligadas ao controle da automação, de aplicação da informática a outros campos tecnológicos, ao tratamento de imagens, etc. Uma rápida pesquisa no título “ciências exatas e informática” da seção “profissões e universidades” deste site pode lhe dar uma ideia deste campo. Há ainda setores específicos de atuação em que a preparação ocorre no âmbito de estudos pós-graduados.

Gostar de matemática, física e computação é essencial para qualquer carreira na área de informática. Mas afirmar se pode ser recompensador exige que você procure identificar para si o que lhe recompensa: projeção e prestígio social por seu conhecimento? Exposição maior ou menor pública? Remuneração? Desenvolvimento de pesquisas ou trabalho de ordem mais prática, solucionando problemas cotidianos?

As pessoas buscam diferentes tipos de gratificação em função de seus estilos pessoais, de suas histórias de vida e do que imaginam poder maior felicidade e bem-estar no futuro. Faça esta reflexão. Obviamente, busque maior informação sobre a carreira indicada para relacionar as possibilidades que ela oferece ao que você pretende para sua vida.

Para uma descrição um pouco mais detalhada deste curso, acesse este link. Saiba que há cursos de graduação próximos ao perfil desta formação, como engenharia da computação. Saiba também que o ingresso na vida profissional acaba aproximando profissionais de diferentes cursos de graduação e que as atividades requeridas concretamente na atuação profissional determinam em grande parte o perfil do trabalhador ao longo da carreira, inclusive pela formação em nível de especializações.

Leia mais:
– Sistemas de Informação é a profissão ideal para você?
– Como descubro minha vocação?