logo-ge

Engenharia de Energia ou Ambiental?

Orientador profissional esclarece

Sempre quis trabalhar com algo relacionado a energias renováveis ou meio ambiente, então estou em dúvida entre Engenharia Ambiental e Engenharia de Energia. Gostaria de ter informações sobre esses cursos e, se possível, uma ajuda para escolher entre eles.
Enviado por Anônimo

Se seu interesse direciona-se principalmente à preservação do meio ambiente, Engenharia Ambiental pode ser mais apropriada. Nesta área, você poderá projetar sistemas para o processamento de resíduos (como esgotos, lixo, resíduos industriais), o aproveitamento e a conservação de recursos naturais. Se sua preocupação quanto à “conservação” da energia prevalecer, você poderá, no curso de Engenharia de Energia, ampliar seu conhecimento sobre tecnologias dirigidas à conversão de energias.

Pesquise as disciplinas que compõem os currículos dos cursos – facilmente acessíveis pela internet. Projete, a partir delas, formas de intervir na realidade. Mas tenha em mente que nossas ações profissionais dependem de oportunidades oferecidas, por exemplo, pelo emprego, pelo ramo da empresa em que trabalhamos e pelo setor de pesquisa em que nos envolvemos.