logo-ge

Engenharia de Informática aos 45?

Orientador profissional esclarece

Senhores, estou na Europa e tenho a oportunidade de fazer o curso da minha vida, ou seja, Engenharia de Informática. Na minha idade, não tenho o luxo de poder errar, pois tenho 45 anos e já sou formado em História. A pergunta é, eu me formando aqui na Europa nesta disciplina, como vai ser o mercado de trabalho para mim no Brasil, pois a minha intenção é voltar e me estabelecer aí. Por outro lado, tenho também a possibilidade da escolha em Turismo, pois trabalho nesta área aqui. E aí no Brasil, como está área de turismo? Esta é uma nova experiência para minha vida profissional, pois eu trabalhava como técnico de hardware aí no Brasil há mais de 10 anos. O que fazer, Engenharia da Informática ou turismo? Espero que me dêem uma ajudinha para poder fazer uma dessas disciplinas, pois não sei como está o mercado de trabalho aí.
Enviado por Daniel Alves

Em ambos os casos, sua experiência profissional deverá contar e muito. De fato, em sua idade, oportunidades no mercado de trabalho podem se tornar mais escassas.

Você tem um bom tempo de experiência na área de hardware e declara também ser este o “curso de sua vida” ou seja, parece ser um interesse que permanece apesar de trabalhar em outra área.

Nas profissões de âmbito tecnológicas ocorre maior possibilidade de adaptabilidade em relação a conhecimentos desenvolvidos em países estrangeiros, do que em outras áreas. Leve em conta também que, apesar da profusão de cursos de diferentes níveis na área de informática, a mão-de-obra altamente capacitada encontra boas oportunidades.

O turismo no Brasil, como no mundo, depende da atividade econômica em geral. Mais dinheiro disponível, maior a disponibilidade para viagens. Nosso país passou recentemente por um grande incremento nesta área, mas apontar perspectivas para o futuro é sempre muito arriscado. Ainda não temos certeza das conseqüências da crise vivida no mundo, a partir dos problemas norte-americanos.