logo-ge

“Engenharia de Telecomunicações ou Comunicação?”

Orientador profissional esclarece

Estou no 3º ano de Engenharia de Telecomunicações e odeio este curso. Estou percebendo que minha praia é comunicação, só que já estou com 26 anos. Vale a pena, nesta altura do campeonato, largar Engenharia pra fazer Cinema ou Publicidade, por exemplo? A minha idade pode interferir negativamente em relação às oportunidades de estágio ou trabalho na área de comunicação? Obrigada!
Enviado por Maria de Souza

Trocar de curso não é uma decisão fácil. Há muitas variáveis envolvidas: custos realizados, expectativas familiares, sensação de “tempo perdido”. Esta é uma decisão que você deverá assumir com responsabilidade e consciente dos riscos. Mas, pelo que seu texto indica, a aversão ao curso de Engenharia de Telecomunicações é, ao que parece, irreversível.

Para uma nova escolha é interessante que você resgate o processo de escolha por Engenharia. Que fatores pesaram? O que faltou para que a escolha fosse satisfatória? Como suprir as necessidades que você pode identificar?

Estas perguntas podem colaborar em sua nova escolha. Perceba que ela ainda não está fechada: “Cinema ou Publicidade, por exemplo”?

Quanto à questão da idade, não se preocupe em demasia. Se por um lado você poderá sofrer algum tipo de discriminação – que infelizmente ocorre no mercado de trabalho para pessoas com mais idade – por outro você poderá se valer de sua maior experiência de vida, incluídos aí conteúdos e habilidades desenvolvidos durante o curso de Engenharia (como capacidade de planejamento, compreensão e articulação geral de variáveis, identificação de indicadores objetivos).

De toda forma, tomada a decisão, lembre-se que o sucesso do caminho dependerá de investimento emocional, da energia que você dirigirá para que seu projeto dê certo.