Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Escolher a profissão está mais fácil

Por meio de um teste comportamental, a nova ferramenta Carreira Certa Unisul ajuda alunos a identificar qual o curso mais indicado para seu perfil

Por Abril Branded Content Atualizado em 11 dez 2020, 17h03 - Publicado em 23 nov 2020, 14h58

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último ano cerca de 14 mil pessoas não concluíram a graduação. Essa queda no número de formandos nas instituições de ensino superior indica que mais alunos estão desistindo de estudar. Os motivos vão desde a dificuldade financeira para pagar as mensalidades, no caso das universidades particulares; impossibilidade de conciliar o trabalho com os estudos, ou a falta de identificação com o curso escolhido.

Para ajudar a reduzir este índice causado pela falta de identificação com o curso escolhido, a Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) lança o projeto Carreira Certa Unisul, que direciona o aluno para cursos que realmente sejam alinhados ao seu respectivo perfil. “Temos notado, já há alguns anos, que cerca de 50% dos estudantes desistem logo no primeiro ano porque não se encontraram no curso. A ferramenta foi criada exatamente para contribuir com a jornada dos alunos e evitar a frustração profissional a longo prazo”, conta Luciano Cacace, diretor de Marketing e Comercial da Unisul.

Acerte na escolha

A quantidade de opções de carreiras é enorme e tomar uma decisão para o resto da vida não é nada fácil. Ainda mais na adolescência, quando os interesses são muitos e tudo muda o tempo todo. Segundo Cacace, o Carreira Certa Unisul é um modelo revolucionário, desenvolvido para transformar o jeito de escolher cursos e profissões. “É uma ferramenta atual e inteligente, que ajuda o usuário a entender, através do seu próprio comportamento, com quais áreas ele tem maior probabilidade de afinidade e, consequentemente, de sucesso.”

Desenvolvido com o apoio de um time de psicólogos, o Carreira Certa Unisul avalia, por meio de uma série de perguntas, todo o perfil comportamental do estudante. “Este quiz está conectado às nossas matrizes de aprendizagem, que geram um algoritmo indicativo de maior ou menor propensão para determinada área do conhecimento. É uma ferramenta extremamente disruptiva, não há nada semelhante no mercado, e inteligente. Não se trata de um teste vocacional, pois no Carreira Certa é avaliada a essência do usuário. Com isso, a probabilidade de dar match em um curso que realmente tem a ver com sua personalidade é muito maior”, explica Cacace.

Simples, rápido e eficiente

Qualquer pessoa pode usar gratuitamente o Carreira Certa Unisul e descobrir qual sua verdadeira vocação. O primeiro passo é se cadastrar no site e, na sequência, responder o questionário com aproximadamente 40 perguntas de múltipla escolha, todas muito simples. Finalizado o quiz, a pessoa recebe na hora o resultado com as indicações de carreiras mais alinhadas ao seu fit. Por fim, a ferramenta disponibiliza uma tela para escrever uma redação, relacionada à área escolhida. Enviando a redação o estudante recebe o resultado no e-mail em até 24 horas. Com nota a partir de 7, concorre a bolsas de 30% até 100%.

Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico: bolsas de estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

Continua após a publicidade
Publicidade