logo-ge

Estou completamente perdida e não sei que curso fazer. Por onde começo a procurar?

Orientador profissional esclarece

Boa noite! Bom meu nome é Camila, acabei de trancar o curso de Odontologia. Eu sempre sonhava com esse curso, mas depois que comecei percebi que não era o que eu queria! De uma coisa eu sei, não tenho coragem de fazer um curso que no qual teria que mexer com cadáver ou coisa assim! Gosto de tranquilidade, inovações e ao mesmo tempo, sou extrovertida, gosto de conversar com pessoas e conhecer gente nova! Sinceramente não sei qual profissão quero seguir, pois odeio matemática, física e biologia. Espero que me ajude, pois estou completamente perdida!
Enviado por Camila Boscato Vasconcelos

Um bom início é você tentar enxergar “para além” do curso. Considere sua experiência no curso de Odontologia, mas não reduza uma profissão aos ensinamentos intermediários dos quais ela necessita. Nenhum dentista intervém sobre corpos mortos, a não ser os peritos especializados nesta área. Assim como nenhum engenheiro passa o dia realizando cálculos extensos e intrincados, como faz em boa parte dos primeiros anos de graduação.

– Máquina de Profissões: confira no super teste do GE quais carreiras têm a sua cara

– Descubra o seu perfil: veja neste teste no Facebook qual profissões têm a ver com você

É fundamental que você pesquise a grade curricular dos cursos de seu interesse para ter uma ideia da maneira pela qual você se apropriará de seu objeto de trabalho, mas leve em consideração que as matérias estudadas, principalmente nos primeiros anos, apenas formam a base sobre a qual saberes mais específicos e especializados serão desenvolvidos ao final do curso.

Você indica que “odeia” as ciências básicas de duas áreas classicamente indicadas com as das exatas e das biológicas. Isso pode ajudar pouco, mas pode apontar para interesses mais ligados ao trato de questões ligadas às questões humanas no sentido da produção de ideias, ou da promoção da cultura, ou mesmo das relações comerciais e da organização do trabalho humano. São inúmeras as possibilidades que se abrem: Direito, Rádio e TV, Ciências Sociais, Pedagogia, Gestão Ambiental, Publicidade, entre muitas outras.

Procure realizar uma extensa pesquisa sobre si mesma, sobre sua história pessoal, seus valores, que tipo de vida gostaria de ter no futuro, o que pretende realizar. Não se esquive de pesquisar todas as informações possíveis sobre as mais variadas profissões e de relacioná-las às formas que elas podem ser executadas no mundo atual. Gradativamente, vá selecionando aquelas que podem oferecer uma solução razoável para seu futuro. Ao final desse processo, que depende sobremaneira de seu empenho, você construirá soluções mais sólidas em que poderá apostar com mais empenho suas expectativas.

Leia mais:
– Será que Medicina Veterinária é o curso certo para você?
– Será que devo escolher meu curso por hobby?
– Zootecnia é a melhor opção para mim?