logo-ge

Exatas ou humanas?

Orientador profissional esclarece

Estou no 3º ano e passei o ensino médio todo pensando em Engenharia Mecânica. Sempre fui influenciado pelo meu pai, já que ele trabalha na área e costuma falar dos ótimos salários. Sou bom aluno em exatas, amo matemática e física, mas sou muito melhor em história e geografia. Agora não sei se devo prestar o vestibular para Engenharia ou se devo mudar e escolher uma carreira na área das ciências humanas.
Enviado por Lucas Mendes Barboza

Você já pesquisou a profissão de Engenharia Mecânica? Se ainda não, faça-o, antes de aprofundar a conversa com seu pai. Procure informações neste site, em sites de Universidades que oferecem o curso.

De fato, suas habilidades e interesses em matemática e, principalmente, em física podem lhe auxiliar muito no exercício desta profissão, com em outras também.

Por outro lado, sair-se bem em determinadas disciplinas durante o ensino fundamental e médio não necessariamente indica uma escolha direta por uma área. Nem sempre o interesse de uma pessoa acompanha o rendimento em disciplinas correlatas. Por exemplo: uma pessoa pode se dar muito bem nas matérias de exatas, mas ter fascínio por outra área, como jornalismo ou artes cênicas.

Nossa experiência mostra que muitos jovens que escolhem suas carreiras apenas se apoiando no desempenho que tiveram em certas disciplinas no ensino médio acabam trocando de curso durante a graduação. É preciso considerar outros fatores, como objetivos de vida, ambiente de trabalho que se deseja, tipo de contato com outras pessoas, valores pessoais, expectativas financeiras, e conhecimento o mais profundo da profissão (atividades, mercado, cursos de formação, etc.).

Pense também que os conteúdos trabalhados em um curso superior não são simples extensão daquilo que você já estudou. Para explorar melhor esta questão, pesquise as grades curriculares dos cursos que estão mobilizando seus interesses, nos sites das universidades que os oferecem.

 Comece com algumas questões: “quem eu desejo ser, isto é, que tipo de vida desejo levar?”; “com imagino minha vida daqui a dez ou quinze anos?”; “que assuntos desejo abordar em minha vida profissional?”. A depender da resposta, você vai tratar de assuntos relativos a tecnologia, ao cuidado com os outros seres humanos, preservação e promoção do conhecimento acumulado pela humanidade, organizanização de processos produtivos e de prestação de serviços. Algumas carreiras consistem em convencer outras pessoas sobre certas idéias ou sobre a qualidade de certo produto. De que forma você pretende contribuir socialmente por meio de sua profissão?

Feitas as pesquisas, a partir de maiores e melhores informações, retome a conversa com seu pai. O diálogo acontecerá em outro nível e poderá ser bem produtivo.

Leia mais:
– Engenharia Mecânica – Na Real
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
-Será que sou antenado?