Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Existe alguma profissão para quem é muito emotivo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 14 dez 2012, 11h21

Sou uma pessoa completamente emotiva, e nem sei se há alguma profissão que exija isso como requisito, até porque creio que, em excesso, como no meu caso, atrapalha em muitos aspectos da vida. Pensei em cursar Psicologia por pensar haver alguma relação, mas depois de refletir bem achei um saco a profissão. Pensei também em Nutrição, Fisioterapia, Medicina, mas sei lá, acho que também não. O que de fato me atrai são os bichos, mas como sou muito emotiva, não consigo vê-los machucados. Diante de tudo isso, é recomendável essa profissão para mim? E retornando ao início, se não é esta, qual profissão pode se dar bem um extremo emotivo?
Enviado por Patricia Souza

Ao contrário do que geralmente se acredita, não existe um “casamento ideal” entre uma profissão e características pessoais. As profissões permitem exercícios muito variados e mudam ao longo do tempo. O mesmo ocorre com as pessoas: mudam durante a vida, “constroem-se” nas relações com as outras pessoas, com os ambientes e com as rotinas com as quais lidam.

– Máquina de Profissões: responda às perguntas e descubra o seu perfil profissional!

Nesse sentido, considere que sua busca não deve partir do que chama de emotividade, mas da identificação dos objetivos que você possa ter quanto sua intervenção na sociedade pelo seu trabalho.

Quanto a sua emotividade eventualmente “atrapalhar”, experiências concretas durante o curso escolhido, o amparo coletivo nestas experiências e os significados próprios que elas ganharão durante a graduação comporão o quadro em que a emotividade não é o único elemento. Dizendo de outra forma, você encontrará novos sentidos para expressar seus sentimentos. De toda forma, se sua emotividade for algo que você sinta que lhe impede de viver uma vida plena, você pode buscar ajuda de especialistas, como psicólogos.

Leia mais:
– Você está pronto para estagiar?
– Será que devo escolher meu curso por hobby?
– Você sabe lidar com o estresse em ano de vestibular?

Continua após a publicidade
Publicidade