logo-ge

Existe chance de eu “surtar” se trabalhar com Psicologia?

Orientador profissional esclarece

Eu desejo saber se quem faz Psicologia tem mas chances de “surtar”? Como não levar os problemas para casa? É uma boa profissão para os “novos” tempos?
Enviado por Aline Araújo

A formação em Psicologia é composta de disciplinas teóricas e estágios obrigatórios supervisionados. O contato com situações que eventualmente possam gerar maior nível de ansiedade ocorre durante os estágios; porém, como são supervisionados por professores experientes, isso pode ser elaborado de forma tranquila.

– Saiba tudo sobre o curso e a carreira de Psicologia

O manejo das emoções e do nível de envolvimento com clientes dos serviços psicológicos é também objeto das aulas teóricas. Aprende-se técnicas e procedimentos profissionais de forma a estabelecer o devido distanciamento das situações complexas com que está em contato.

Por fim, é comum que o estudante de Psicologia passe por processo psicoterapêutico durante a graduação, principalmente se almeja trabalhar em psicologia clínica depois de formado.

Durante sua carreira, o psicólogo também costuma estar amparado pelo seu próprio processo terapêutico e em supervisões com profissionais mais experientes.

Leia mais:
– Teste: Psicologia é a carreira certa para mim?
– Dúvida: Qual a diferença entre Psicologia e Terapia Ocupacional?
– Quais as especializações para Psicologia?