logo-ge

Existe limite de idade para cursar Engenharia?

Orientador profissional esclarece

Tenho 40 anos e essa idade até me assusta, porque não me sinto com 40. Sei que não é como ter 18. Mas será que teria alguma chance fazendo Engenharia de Produção ou Mecânica?

A princípio, pode-se afirmar que mais informações seriam necessárias para maior precisão na orientação, tais como sobre sua experiência profissional anterior, interesses e valores pessoais, estilo de vida atual e desejado, entre outras.

Toda escolha envolve diversos fatores e afirmar se ela é “boa” depende da análise destes fatores, principalmente por parte de quem escolhe, mais ainda quando a pessoa já acumulou muitas experiências de vida, como indica sua idade.

Se seu caso é de ingresso no mercado formal de trabalho, saiba que haverá dificuldades qualquer seja sua opção. O mercado de trabalho tem dinâmica própria, determinada por fatores como expectativas sociais relacionadas a gênero, idade, grau de instrução, cultura geral acumulada. Fatos como ter 40 anos, precisar retomar estudos para ingressar em uma universidade, formar-se daqui a 5, 6 ou 7 anos, ter que despender tempo e recursos financeiros para a formação, podem antepor muitos obstáculos ao ingresso no mercado de trabalho e ao desenvolvimento de sua carreira.

Estes não são fatores totalmente impeditivos, mas tomar consciência das dificuldades a enfrentar é um elemento importante para conquistar seus objetivos. Procure entrevistar profissionais e se informar sobre a dinâmica do mercado de trabalho em engenharia.

Leia mais:
– Saiba mais: Engenharia Mecânica
– Saiba mais: Engenharia de Produção
– Tem limite de idade para iniciar a carreira?
– É possível cursar uma faculdade tendo filhos e com pouco tempo livre?