logo-ge

Falta de professores

Orientador profissional esclarece

Estou no final do segundo ano do colegial, estudo em escola pública e não tenho professor de Biologia e de Geografia. O que posso fazer para suprir essa falta de professores?
Enviado por Nayara Diebe

A questão da falta de professores no ensino médio público é um caso muito sério neste país. O artigo 205, da constituição brasileira afirma que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. “ A falta de aulas por qualquer motivo viola este artigo.

Como cidadã, você pode questionar o poder publico a respeito dessa violação. Também como cidadã você junto com seus colegas que sofrem o mesmo problema poderia organizar uma mobilização e questionar e sobretudo pressionar a Secretaria de Educação de seu Estado a respeito deste problema, na direção da melhoria da qualidade de ensino. Você estaria contribuindo para sua resolução não só para si como para todos, você estaria lutando pela melhoria da educação de forma mais ampla.

Como solução individual, você pode buscar uma cursinho denominado de comunitário ou popular, que oferece um estudo preparatório para os vestibulares para tentar superar esta lacuna. Outra possibilidade é adquirir apostilas em bancas de jornal ou mesmo estudar pela internet.