logo-ge

Filosofia tem variedade no mercado de trabalho?

Orientador profissional esclarece

Eu queria muito cursar Filosofia. Minha mãe é formada em Filosofia e desde sempre fui incentivada a gostar. No mercado de trabalho, eu só vou poder lecionar ou posso trabalhar com o curso de outra forma?
Enviado por Mandy

O filósofo é o pensador que se debruça sobre questões da ética (o bem e o mal), estética (o “belo”), epistemologia (formas e natureza da produção de conhecimento) e da política. A partir da especulação e da argumentação, o filósofo busca destrinchar a natureza e as condições das ideologias, dos valores humanos, da “verdade”, das ciências, das relações humanas.

A maior área de atuação é o ensino de Filosofia, tanto no ensino médio como no ensino superior. Para ser professor de ensino médio é necessária a licenciatura. Para lecionar em faculdades o graduado deve realizar estudos de pós-graduação – mestrado e doutorado.

Outras possibilidades são trabalhar com crítica de arte / literatura, análise do comportamento e da sociedade em órgãos de imprensa, produzir e editar textos reflexivos sobre temas pertinentes à área e eventualmente em empresas e instituições que desejem refletir sobre aspectos éticos. O Filosofo por ter visão ampla pode ajudar no planejamento de empresas e governos.

Leia mais:
– Os 20 melhores cursos de Filosofia do Brasil
– TESTE: Filosofia é o curso certo para mim?