Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Formação gratuita em Programação e Marketing está com inscrições abertas

Inscrições do LAB CN vão até o dia 7 de março. Veja como funciona a formação, quem pode participar e o calendário completo

Por Redação 23 fev 2022, 20h19

Durante a pandemia, o desemprego na faixa de 15 a 29 anos subiu de 49,37% para 56,34%, segundo dados do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para driblar esse cenário, a instituição sociocultural Cinema Nosso está oferecendo formação gratuita para jovens periféricos de 18 a 29 anos de todo o Brasil. Até o dia 7 de março, candidatos nesse perfil poderão se inscrever em cursos de Programação, Marketing de Conteúdo, Fotografia para Redes Sociais e Vídeos para Redes Sociais.

Como é a formação?

A formação chamada de LAB CN  tem como objetivo capacitar e conectar jovens comunicadores populares para que eles se tornem multiplicadores em suas áreas de atuação. Os conteúdos dos cursos se baseiam em aprendizados de laboratório voltados para teoria e prática da comunicação e cultura digital, além da construção de um projeto de vida focado em carreira e tutoriais de educação financeira.

O curso é composto por três ciclos. As inscrições que estão abertas neste momento são referentes ao ciclo 2, que acontece entre abril e maio de 2022. Nesse ciclo, os jovens poderão escolher entre quatro trilhas: Programação, Marketing de Conteúdo, Fotografia para Redes Sociais ou Vídeos para Redes Sociais.

Para se inscrever no ciclo 2 não é necessário ter realizado o primeiro. A única diferença será a carga horária: o tempo de formação, juntando todos ciclos, é de 200h para quem está no projeto desde o ciclo 1. Já quem entrará agora, a partir do segundo, terá carga horária de 124h. 

Após a conclusão do segundo ciclo, os jovens passarão para o terceiro, de julho a setembro de 2022. Nele, as trilhas que poderão ser escolhidas são Realidade aumentada para Redes Sociais, Design Gráfico para marketing digital e Criação e técnicas de Podcast. Ao final de toda a formação, o aluno ou a aluna receberá um certificado.

Como funcionam as aulas?

As aulas, que acontecerão em dias de semana às 18h, são online e síncronas. A formação também contará com algumas atividades obrigatórias, como 4 encontros síncronos de Gestão de Carreiras, 10 tutoriais que devem ser assistidos de forma assíncrona e um Hackaton (maratona de programação), que acontecerá nos dias 23 a 25/09.

Continua após a publicidade

Quem pode participar?

Podem participar jovens de todo território nacional com idade entre 18 e 29 anos, preferencialmente morador(a) de área periférica. Apesar de não serem obrigatórios, a instituição estabeleceu alguns pré-requisitos. São eles:

– Jovens atuantes em projetos culturais e/ou sociais, ou que tenha interesse por essas áreas.
– Mulheres, pessoas trans, indígenas, refugiados e negros(as/es).

As inscrições são realizadas por meio de um formulário online – acesse aqui.

Processo seletivo

1ª Etapa: Inscrições até o dia 7 de março
2ª Etapa: Entrevistas online do dia 3 a 28 de março

Calendário

Divulgação de selecionados: 29 de março
Matrícula: 29 e 30 de março
Aula Inaugural: 11 de abril, às 18h

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade