Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Geologia é uma área válida para o futuro?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 19 Maio 2014, 17h08

Estou me preparando para o vestibular e ainda tenho dúvidas quanto à escolha de uma profissão. Ando pesquisando e, até agora, o curso que se destacou para mim foi Geologia. Gostaria de saber: um geólogo tem mesmo um mercado de trabalho promissor para o futuro? Em especial no Nordeste, destacando o mercado baiano para essa profissão.
Enviado por Daniele

O curso de Geologia – também denominado engenharia geológica – exige uma ampla formação relacionada a conhecimentos matemáticos e físicos. O geólogo pode se dedicar à exploração de recursos naturais como jazidas de minérios e petrolíferas, análise da estrutura do solo para a construção de túneis e barragens, identificação de áreas de risco de abalos sísmicos, recuperação de solos, exploração de lençóis freáticos, entre outras atividades.

O curso tem duração de cinco anos. Para conhecer a grade curricular, consulte sites de universidades que o oferecem, como o da Universidade de São Paulo, que apresenta inclusive o conteúdo de cada disciplina.

Atualmente as perspectivas em geologia são positivas. A estabilidade econômica que o país atravessa demanda investimentos em construção civil (que necessitam de análises em geoprocessamento), infraestrutura (aeroportos, estradas, instalações e redes sanitárias), demarcação de terras (em grandes loteamentos, assentamentos populacionais, áreas de preservação ambiental), instalações industriais, equipamentos públicos diversos.

Continua após a publicidade

A exploração do petróleo da camada pré-sal também é um indicador de aquecimento no mercado de trabalho.

O Geólogo pode trabalhar vinculado a empreiteiras, órgãos públicos (cujo ingresso ocorre por meio de concurso), como consultor autônomo em projetos específicos e como empreendedor (a partir da constituição de escritório próprio de prestação de serviços).

Áreas com menor ocupação territorial tendem a demandar mais atividades em geoprocessamento, o que tem indicado maior número de ofertas de trabalho nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

Procure investigar cada uma das áreas de expansão de oferta de empregos em seu estado. Faça essa busca em sites de procura com termos como “geologia e Bahia”, bem como procure associações profissionais na área da geologia em sua região para maiores informações. Uma importante fonte de informação é o site da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral.

Leia mais:
– Será que Geologia é o curso ideal para mim?
– Conheça os 28 cursos de Meio Ambiente e Ciências Agrárias

Continua após a publicidade

Publicidade