logo-ge

Gosto da área de Saúde e Engenharia. Qual é a profissão devo seguir?

Orientador profissional esclarece

Eu sou bom em matemática, mas não muito gosto de ler. Adoro a área de Saúde e de Engenharia. Gostaria de saber qual seria melhor para eu cursar.
Enviado por Gabriel Marinho

As características por você apresentadas podem encontrar soluções muito diversas. Além disso, há muitos outros elementos envolvidos no processo de escolha de uma profissão. O caminho mais adequado é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.

– Exatas ou Biológicas – qual área devo seguir?

Para fazer uma reflexão sobre si mesmo, investigue seus gostos, suas características pessoais, procure resgatar sua história pessoal e suas habilidades desenvolvidas. Pense também no que deseja para sua vida, que projetos você já esboçou. Uma forma interessante de fazer isto é conversando com pais e amigos.

Ao pesquisar sobre as profissões, recorra a materiais informativos, acesse sites que descrevam profissões, entreviste profissionais. Procure prestar atenção como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho via jornais, revistas e outras mídias. Isto poderá lhe ajudar a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.

Depois de tudo isso, você conseguirá definir com mais segurança quais profissões têm mais a ver com você e saberá tomar uma decisão com mais consciência. Boa sorte!