logo-ge

Gosto de brincar com crianças. Que curso posso fazer?

Orientador profissional esclarece

Eu gosto de brincar com crianças, pois é algo com que me divirto muito, mas não faço a menor ideia de quais graduações relacionadas a essa área existem atualmente. Tenho 17 anos e vou terminar o Ensino Médio este ano, mas as únicas faculdades que me vêm à mente são Medicina, na área de Pediatria, e Pedagogia. Sei que existem muitos mais cursos relacionados a crianças, mas não sei quais…
Enviado por Leonardo

Há algumas profissões que possibilitam trabalhar diretamente com crianças. Note porém que nem todos “brincam” com crianças. Os pediatras, por exemplo, não interagem com seus clientes de forma lúdica, pois tem outros objetivos.

Psicólogos podem se especializar no trabalho psicoterapêutico com crianças. Nesse caso utilizam uma estratégia denominada “ludoterapia” (terapia por meio da brincadeira). No entanto seu objetivo não é promover diversão e entretenimento, mas intervir na forma como o cliente compreende suas experiências. Este profissional também pode atuar junto a instituições de atenção a crianças em situação de risco (casas de abrigamento) e junto a creches e escolas na área denominada psicologia educacional.

Para trabalhar como educador em pré-escolas a formação exigida é em pedagogia. As atividades educacionais incluem muitos momentos lúdicos nestes espaços.

Terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas também podem se dedicar ao atendimento de crianças de forma a cuidar de suas necessidades ligadas a saúde, incluindo-se aquelas portadoras de necessidades especiais.

Artes cênicas (teatro infantil) e educação física são outras possibilidades. Por exemplo, há pessoas denominadas recreacionistas que trabalham em clubes, acampamentos, centros públicos de cultura, esporte e lazer entre outros espaços. Para esta função em geral não há exigência de formação superior, mas a formação em educação física pode ser um diferencial na carreira.

Pesquise as profissões citadas e procure identificar de que forma gostaria de interagir com as crianças. Para uma escolha mais consciente, considere também outros elementos como campo e mercado de trabalho, conteúdo curricular dos cursos,ambientes de atuação profissional, expectativas de rendimento, entre outros fatores.

Leia mais:
– TESTE: Será que Pedagogia é para você?
– Veja 13 profissões para quem gosta de crianças