logo-ge

“Gosto de ler e escrever. Letras é uma opção?”

Orientador profissional esclarece

Tenho 20 anos e moro em BH. Fiz dois períodos de engenharia civil em Ouro Preto e não gostei das matérias do curso. Gostei apenas de ter trabalhado no laboratório de ferrovias e asfalto, a prática é bem interessante. Nunca tive habilidade para nada específico e sempre fui mais ou menos no colégio. Decidi tentar letras porque gosto de ler, escrever e tenho interesse em aprender inglês. Será que estou no caminho certo? Obrigada.
Enviado por Thalita Santos

Se você gosta mais da parte prática da engenharia, por que não dá uma olhada nos cursos "tecnológicos" oferecidos pelas instituições de ensino superior? Por exemplo, a UNICAMP e outras faculdades oferecem cursos superiores de tecnologia na área da construção civil.

Parece-nos que gostar de ler e escrever não são motivos suficientemente fortes para justificar a escolha do curso de Letras. Afinal, muitas profissões exigem essas habilidades para os seus exercícios. A faculdade de letras não tem como objetivo ensinar às pessoas uma língua. Tal responsabilidade fica para os cursos livres existentes em qualquer cidade do país.

Você pergunta se está no caminho certo. O que temos a dizer é que os argumentos que você utiliza não justificam sua escolha. A sugestão é pesquisar mais a respeito do curso e profissão que pretende abraçar, para não largar de novo antes de concluí-lo.