logo-ge

Gosto de trabalhar com animais, peixes, aves. O que devo cursar?

Orientador profissional esclarece

Lidar com animais se relaciona mais diretamente com os cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca e Aquicultura, Oceanografia e a Zootecnia.

O curso de ciências biológicas oferece duas possibilidades de formação: licenciatura (formação do professor de biologia) e bacharelado, que permite que o biólogo trabalhe em áreas como pesquisa de ecossistemas, investigação de doenças da fauna e da flora e meios de combatê-las, preservação de espécies em processo de extinção, manejo de ambientes.

É possível buscar ênfases em botânica, estudos de micróbios, de animais de maior porte, mapeamento genético, pesquisas sobre o comportamento ou rotinas de determinadas espécies e sobre sua evolução em determinado meio ambiente.

Pode também trabalhar em hospitais nos cuidados ligados à assepsia (eliminação de micro-organismos que possam infectar os procedimentos cirúrgicos) entre outras possibilidades.

Saiba mais sobre as carreiras:
– Ciências Biológicas
– Medicina Veterinária
– Engenharia de Pesca e Aquicultura
– Oceanografia
– Zootecnia

De forma geral o licenciado também toma contato com conteúdos similares. Mas sua formação é voltada para a formação do professor de biologia, com matérias específicas ligadas a metodologia e didática.

Neste sentido, ele de fato não ocupa as mesmas colocações do bacharel no mercado de trabalho. Há faculdades que permitem a dupla formação (bacharelado e licenciatura) por meio da complementação curricular, seja na forma de extensão maior da grade curricular, seja como forma posterior à graduação no bacharelado.

O médico veterinário cuida da saúde dos animais, desde as práticas preventivas e de manutenção da saúde até atividades de tratamento e cura de doenças. Pode receitar medicamentos e realizar cirurgias.

Pode se ocupar de animais de variados portes. Outra função importante é o controle de alimentos de origem animal, atuando na vigilância sanitária. Este profissional também é fundamental no cuidado da saúde de animais que vivem em meio rural.

A engenharia de pesca e aquicultura se dedica ao estudo, cultivo, reprodução, extração e tratamento industrial de organismos criados na água, tanto doce quanto salgada.

A Oceanografia é uma ciência que estuda os mares.lagos e rios em muito sentidos (químico, físico, biológico e geológico). Também pode supervisionar projetos de cultivo aquáticos.em cativeiro.

A Zootecnia dedica-se ao setor da reprodução e do estudo genético dos animais. Conhecendo técnicas de abate e de inseminação artificial, busca aprimoramento genético das raças e eficiência produtiva.

Compare a grade curricular dos cursos e procure identificar que conteúdos mais lhe chamam a atenção. Amplie sua pesquisa investigando salários praticados pelo mercado (neste link). Aprofunde suas informações a respeito das formações e das profissões da área, consultando a internet, visitando faculdades, conversando com professores, estudantes e profissionais da área.