logo-ge

Gosto muito de ciências. Qual o melhor curso para mim?

Orientador profissional dá dicas para lidar com as dúvidas

Gosto bastante de biologia, principalmente de plantas. Mas também penso em fazer Medicina, por causa da área de dermatologia. Meu maior foco, na verdade, é a ciência. Como escolho o curso certo para mim?

Ana Flávia

Oi, Ana Flávia!

São muitos os aspectos que devem ser observados no processo de escolha de uma profissão, entre eles: perspectivas de mercado e campo de trabalho, desempenho escolar favorável nas disciplinas ligadas à carreira, imagens profissionais com que teve contato, informações sobre a estrutura do curso, esforços exigidos na preparação para o ingresso por conta da competitividade no processo seletivo, áreas de especialização, influência de opinião/sugestão de pessoas relevantes, formas de realização de objetivos pessoais por meio da profissão.

Observe que são possíveis diferentes formas de avaliação destes aspectos, em função da experiência individual, dos valores que uma pessoa traz consigo e de sua realidade socioeconômica. Portanto, este é um processo essencialmente individual, que varia de pessoa para pessoa.

Escolher inclui buscar muita informação qualificada sobre os elementos acima apontados, bem como procurar refletir sobre si mesmo por meio da identificação dos motivos que a levaram a desenvolver os interesses apontados em sua pergunta, resgatar sua história e os objetivos que tem para a vida como um todo no futuro.

Quanto às profissões assinaladas, mergulhe em uma extensa pesquisa sobre elas. Depois de se assegurar que conhece bem as grades curriculares, áreas de atuação, rotinas de trabalho, temas centrais abordados, ambientes de trabalho, perspectivas de remuneração e de carreira, comece a colocá-las em jogo duas a duas, descartando a que menor parece contemplar suas expectativas.

Por fim, saiba que o profissional de qualquer área pode se tornar um pesquisador, um cientista. Para tal, deve se envolver com institutos de pesquisas próprios à sua área ou seguir “carreira acadêmica”, isto é, realizar cursos de mestrado e doutorado.